Preguntas Frecuentes Preguntas Frecuentes
Preguntas
Frecuentes

Fazendo compras

uHHuuuu agora sim vamos aprender a gastar dinheiro no Brasil

Para conhecer as formas de pagamento mais comuns no Brasil, recomendo a leitura desse artigo:

https://celero.com.br/blog/formas-de-pagamento-mais-usadas/

escrito por Isabela de Meneses. Aqui fiz um pequeno resumo:

1. Dinheiro

Podemos pagar “em dinheiro” ou “em espécie”. No Brasil, ele é feito através do Real, a moeda oficial do Banco Central Brasileiro. 

2. Cheque

Nominal ou ao portador

3. Cartão de crédito

O famoso dinheiro virtual ilimitado #sóquenão 🤣

4. Cartão de débito

O cartão de débito é uma forma de pagamento ligada à conta corrente ou conta poupança do seu titular. Por isso, os usuários precisam ficar atentos ao saldo que possuem em conta, já que diferente do cartão de crédito, o pagamento no débito é feito no mesmo momento da compra.

5. Boleto bancário

É um código de barras gerado por algumas plataformas com prazo de pagamento.

6. PIX

É uma forma de pagamento online como o SINPE costarriquenho. Mas não necessariamente associado a um número de telefone.

7. Crediário

O crediário é um meio de pagamento que permite o financiamento de bens e serviços. As parcelas do crediário são fixas e possuem um acréscimo de juros e de correção monetária. Ao utilizar essa forma de pagamento, o consumidor sabe previamente o valor exato que vai pagar e a data de vencimento de cada parcela.

8. Transferência bancária

Transferência bancária é um meio de pagamento eletrônico que consiste no envio de dinheiro de uma conta bancária para outra, de um mesmo titular ou de titulares diferentes. Essa transferência pode ser de dois tipos, DOC ou TED, e para realizá-la é necessário informar alguns dados pessoais do destinatário, como nome completo, CPF ou CNPJ, o tipo e os dados da conta, por exemplo.

9. Link de pagamento

O link de pagamento é a última novidade em formas de pagamento no Brasil. Ele consiste na possibilidade de enviar um link ao comprador, por mensagem de texto, e-mail,  WhatsApp, SMS ou redes sociais, para que ele caia direto na página de pagamento de um produto ou serviço. 

🎥Recomendação de vídeo: Cartão, do canal Porta dos Fundos.