Preguntas Frecuentes Preguntas Frecuentes
Preguntas
Frecuentes

Leitura: A cidade de São Paulo

São Paulo, a capital do Estado de São Paulo, é a maior cidade do Brasil.

São Paulo foi fundada por padres jesuítas, que vieram ao Brasil para catequizar os índios. Para alcançar tribos afastadas, os jesuítas deixaram o litoral e subiram a Serra do Mar, chegando ao planalto de Piratininga, a 700 metros acima do nível do mar. Aí, no dia 25 de janeiro de 1554, fundaram um pequeno colégio, o início de uma aldeia.

            A posição da pequena aldeia não era favorável para seu desenvolvimento, pois a floresta fechada e a Serra do Mar a separavam do litoral, onde se desenvolvia a vida da colônia. Durante três séculos, a aldeia de São Paulo de Piratininga pouco cresceu. A partir do século XIX, no entanto, por causa do trabalho de seus habitantes, brasileiros e imigrantes europeus, a aldeia começou a progredir rapidamente. Um dos fatores desse progresso intenso foi a grande produção de café. São Paulo deve a este produto grande parte de seu desenvolvimento. A riqueza que ele trouxe fez, depois, nascer a indústria paulista.

            Hoje, São Paulo é o maior centro industrial brasileiro. Nele, tudo se produz. É, também, o grande centro financeiro do país. Uma das maiores cidades do mundo, nela vivem e trabalham pessoas de todas as regiões do país e do globo. Por isso, São Paulo, a pequenina aldeia no planalto de Piratininga, é hoje uma cidade de mil faces, feias e bonitas. Uma cidade surpreendente.