Preguntas Frecuentes Preguntas Frecuentes
Preguntas
Frecuentes

Leitura: regiões brasileiras

Usos e costumes – Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul


O Brasil, como os países da Europa e outros países da América, tem usos e costumes diferentes para cada região do seu grande território.

“Você já foi à Bahia, nego? 

Não? Então, vá!”

A música tem razão. A Bahia é um dos estados mais interessantes do Brasil. Seus habitantes guardam ainda tradições de religião, comidas e costumes da época da escravidão negra. A capital, Salvador, tem 365 igrejas (segundo a tradição popular). Seus habitantes misturam o culto católico com cultos africanos, como o candomblé. A festa da Iemanjá, rainha do mar, atrai milhares de pessoas e é um lindo espetáculo. A comida também é bem característica: acarajé, vatapá, cuscuz, tudo feito com azeite de dendê. E os doces? A famosa cocada e os deliciosos quindins, muito famosos, são feitos com coco.

Ao norte da Bahia, fica o Ceará.

“Olé, mulé rendeira,

Olê, mulê renda.

Tu m’ensina a fazer renda,

Que eu t’ensino a namorar.”

Como são lindas as rendas do Ceará, as praias do Ceará, com jangadas e jangadeiros no mar! Os habitantes do Ceará comem muita carne seca com farinha e têm um sotaque diferente dos brasileiros do sul.

O Ceará apresenta vários tipos característicos. O jangadeiro é o pescador corajoso, que sai no seu barco a vela, muito frágil, sem saber se vai voltar. O cangaceiro, uma mistura de bandido e de homem valente e violento, vivia antigamente no sertão do Ceará.

No extremo sul do país, fica o estado do Rio Grande do Sul, cuja capital é Porto Alegre.

“Vou m’embora, vou m’embora,

Prenda minha,

Tenho muito que fazer”

            Seus habitantes, os gaúchos, são gente forte, alegre e orgulhosa, que aprendeu a defender suas terras nas violentas lutas de fronteira. Os pampas são paisagem característica desse estado. Nos invernos, sempre rigorosos, os gaúchos usam poncho, uma longa capa feita de carneiro. Durante o ano todo, não dispensam nem o chimarrão, um tipo de chá muito amargo, nem o churrasco, carne assada no espeto, sua comida típica.